Nova geração de sensores fotoelétricos: linhas R100 e R200

Em uma implementação de projetos para o setor de embalagens utiliza-se uma gama de sensores ópticos. Quanto mais funções desempenham, mais fáceis se tornam os processos, principalmente quando há a necessidade de produções personalizadas.

Isso porque existem diversos desafios a serem enfrentados na indústria de embalagens: muitos materiais são complexos e transparentes, de formas e tamanhos diferentes. As linhas de produção cada vez mais dinâmicas que trocam a qualquer momento os lotes de produção, exigindo reparametrização dos sensores, aumentam ainda mais esse desafio.

Para conseguir detectar alvos de cores variadas, perceber as marcações de referência em embalagens para alinhamento e corte e efetuar a medição de distância com assertividade, é necessário utilizar sensores específicos para cada aplicação ou possuir um fornecedor que consiga, em uma quantidade menor de itens, atender várias aplicações diferentes.  

Pensando em facilitar os processos de automação industrial, a Pepperl+Fuchs busca constantemente desenvolver novas tecnologias. Com sua expertise e engajamento em pesquisa, tem disponibilizado uma série de recursos que tornam as plantas otimizadas, o que proporcionou economia de tempo, aumento da produtividade e lucratividade.

As linhas de sensores ópticos R100 e R200 oferecem praticidade e conectividade, pois podem assumir diversas funções dentro da linha de produção. Além disso, contam com comunicação IO-link, que permite diagnósticos remotos, configurações remotas e envio de dados importantes para tomada de decisões mais assertivas.

Benefícios de usar sensores R100 e R200 da Pepperl+Fuchs

Por sua acurácia, os sensores conseguem detectar desde os objetos mais simples a objetos complexos, como alvos transparentes, pequenos ou com pouco espaçamento entre si. Oferecem alta precisão na detecção de cada item, o que elimina falhas e reduz o tempo de parada de máquinas.

Estas linhas são extremamente versáteis e flexíveis. Podem se adaptar a uma grande variedade de aplicações graças a características como: famílias completas com diversos modos de operação no mesmo tipo de invólucro, saída configurável push-pull 4-em-1, resistência a temperaturas de -40 a 60° C, grau de proteção IP67/IP69K, entre outras.

Com a tecnologia IO-link, é possível diagnosticar precocemente possíveis falhas, permitindo correção ou manutenção de forma.

programada antes da perda da produção. Sua conectividade possibilita realizar uma configuração por software, habilitando funções e modos de operação de forma remota a vários sensores em um curto período, reduzindo a necessidade dos ajustes manuais. 

Caso seja necessária a substituição de alguns dos sensores, a tecnologia IO-Link permite a parametrização automática e possibilita o acesso remoto aos sensores. Assim é possível criar ordens de manutenção automáticas e detalhadas, economizando tempo e recursos na identificação e solução de problemas.

Leia também: Sensores ópticos e IO-Link: uma união que flexibiliza a operação e previne falhas
 

Linha R100 detecta objetos pequenos com segurança

A família R100 é pioneira na linha de sensores compactos e oferece soluções ponta a ponta. Dentre os destaques estão os sensores de

detecção direta com a tecnologia MPT (Multi Pixel Technology), os sensores laser com a tecnologia DuraBeam, além de sensores de marca e contraste laser.

Os sensores de detecção direta com MPT usam triangulação da luz com um elemento sensor de múltiplos receptores. Esta tecnologia garante uma medição de distância de alta precisão e supressão confiável de objetos no plano de fundo mesmo nos modelos básicos.

Já a tecnologia laser DuraBeam, une a precisão de detecção dos sensores laser com a durabilidade e robustez de sensores LED convencionais. Suportam temperaturas de -40 a 60°C e vida útil superior se comparado a sensores laser convencionais. Além disso, sensores R100 com laser DuraBeam possuem spot de luz pequeno e extremamente preciso.
 

Linha R200 detecta objetos de longo alcance

A família R200 é uma excelente solução para os sensores de tamanho médio, perfeita para detecção de longo alcance. Além dos 

modelos de detecção padrões e também existentes na outra família, a linha R200 possui modelos para detecção de objetos transparentes que trabalham em conjunto com um refletor e possuem três níveis de transparência pré-definidos para maior facilidade de uso.

A linha ainda conta com sensores MPT com múltiplas janelas de detecção que podem operar como sensor 2 em 1 e informar a distância de detecção, substituindo múltiplos sensores num único.

(fonte: http://blog.pepperl-fuchs.com.br/post/sensores-fotoeletricos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como podemos te ajudar?