Eficiência energética em painéis elétricos: quanto sua empresa está desperdiçando sem saber?

#title#

Com o avanço da automação industrial, a climatização dos painéis se torna peça-chave para garantir eficiência energética, prolongar a vida útil dos equipamentos e evitar custos invisíveis.

A eficiência energética deixou de ser apenas uma meta de sustentabilidade para se tornar uma questão de competitividade. Em um cenário onde cada kWh economizado impacta diretamente os custos operacionais, um ponto muitas vezes negligenciado por indústrias é o consumo energético relacionado à climatização de painéis elétricos.

O que pouca gente percebe é que, mesmo sendo uma necessidade para o bom funcionamento de máquinas e processos, a forma como esse resfriamento é feito pode representar desperdícios significativos seja pelo superdimensionamento do sistema térmico, pela ineficiência do equipamento instalado ou até pela falta de manutenção preventiva.

Climatização e desperdício

Um painel elétrico superaquecido compromete o desempenho de componentes críticos, como inversores, CLPs e fontes de energia, forçando-os a trabalhar fora da faixa ideal de temperatura. Isso gera perda de performance, redução da vida útil e aumento no consumo energético. Por outro lado, sistemas de climatização mal dimensionados ou obsoletos também causam gasto excessivo de energia, além de impactar negativamente no planejamento financeiro.

Esse é o desperdício invisível: ou você consome mais energia do que precisa para manter os equipamentos refrigerados, ou você gasta mais com manutenção corretiva e paradas não planejadas porque não está refrigerando de forma adequada.

Para alcançar eficiência energética real, é essencial partir de um dimensionamento técnico correto. Na WSA Automação Industrial junto com Pfannenberg do Brasil, utilizamos ferramentas que consideram:

  • Grau de proteção (IP/NEMA) necessário para o ambiente;
  • Potência dissipada pelos componentes internos;
  • Layout do painel e circulação de ar;
  • Requisitos de manutenção e acesso ao equipamento.

Com base nesses dados, é possível escolher o tipo ideal de climatizador seja ar-condicionado para painel, trocadores de calor ou soluções passivas como os filtros de ar sempre com foco no maior rendimento energético possível. Indústrias que operam com margens apertadas e metas de produtividade cada vez mais agressivas não podem mais arcar com ineficiências escondidas dentro de seus painéis elétricos.

Veja Também!

Tecnologia de Vácuo na Automação Industrial: Funcionamento, Aplicações e DimensionamentoWSA Automação Industrial
25/04/2025

Tecnologia de Vácuo na Automação Industrial: Entenda como funciona e onde aplicar

A tecnologia de vácuo é essencial em várias aplicações da automação[...]

Leia Mais
Como a Indústria 4.0 está evoluindo em 2025: tendências e oportunidades para empresas brasileirasWSA Automação Industrial
09/04/2025

Como a Indústria 4.0 está evoluindo em 2025: tendências e oportunidades para empresas brasileiras

Como a Indústria 4.0 está evoluindo em 2025: tendências e oportunidades[...]

Leia Mais
Ethernet-APLWSA Automação Industrial
23/10/2025

Ethernet-APL explicada de forma simples: como funcionam as comunicações paralelas

Ethernet-APL explicada de forma simples: como funcionam as comunicações paralelas

Leia Mais

Fale Conosco

FALE CONOSCO! CATÁLOGO