Transportadores inteligentes promovem produtividade

Escrito por Milan Bratt, Gerente de Produtos da Divisão de Transporte a Vácuo, Piab

As indústrias produtivas contam com sistemas inteligentes de última geração para aumentar sua capacidade de processamento. O transporte a vácuo desempenha um papel vital nas linhas de produção dos fabricantes, especialmente nos setores alimentício e farmacêutico. Então, como você torna o humilde transportador a vácuo mais inteligente? A resposta simples é -dando-lhe um cérebro e sentidos! Para agir de forma inteligente, as máquinas, assim como os humanos, precisam de um cérebro e sentidos. O cérebro e o sistema sensorial ao qual está conectado permitem que nós e as máquinas aprendamos. A aprendizagem de máquina é fundamental para o desenvolvimento de sistemas avançados de produção.

O cérebro controla o coraçãoEm um transportador a vácuo, uma unidade de controle elétrico atuará como o cérebro, controlando automaticamente a bomba de vácuo no centro do transportador. O controle da bomba permite que o “cérebro” do transportador ajuste o fluxo de materiais para adequar-se perfeitamente às propriedades do próprio material transportado e a certas condições do ambiente que podem afetar a produção, como temperatura e umidade.Uma unidade de ar transportado integrada ajustará automaticamente a taxa de admissão de ar e, então, continuamente ajustando-se durante todo o ciclo.

usando um sistema sensorial

A unidade de controle elétrico precisa de um sistema de sensores configurado inteligentemente para realizar os ajustes corretos, alterando as configurações para melhorar o desempenho geral do transportador. Sensores de pressão e vácuo estrategicamente posicionados enviam sinais elétricos para a unidade de controle, onde esses sinais são convertidos em sinais pneumáticos. Estes, por sua vez, são usados para parar ou iniciar a bomba de vácuo e para abrir e fechar válvulas no sistema de transporte. Os sensores de nível são usados para proteger contra o excesso de enchimento e monitorar o processo de esvaziamento.

e um software inteligente

Juntamente com software inteligente baseado em algoritmos avançados, o sistema sensorial e o cérebro do transportador serão inteligentes o suficiente para aprender rapidamente a adaptar-se e reconfigurar o sistema de transporte quando ocorrerem mudanças relacionadas ao desempenho. Sua capacidade de aprendizagem de máquina permiteque ele seja completamente auto-otimizado.Com uma função anti-bloqueio embutida no software, o sistema será capaz de sentir quando os bloqueios estão se acumulando na tubulação. As válvulas abrem-se 2automaticamente para deixar entrar mais ar no sistema, impedindo o bloqueio antes que cause algum problema real.

O piFLOW®p SMART da Piab é um sistema completo.

Possui um coração, um cérebro e sentidos.

O desempenho dos transportadores a vácuo convencionais é ajustado e otimizado manualmente por um operador. Um sistema de transporte auto-otimizado fará os mesmos ajustes várias vezes mais rápido do que pode ser alcançado até mesmo pela equipe operacional muito experiente. Como resultado, a troca de um material para outro, ou mesmo de um lote de material para outro, será muito mais rápida em um transportador a vácuo inteligente e auto-otimizado do que em um convencional, economizando tempo e dinheiro em todos os ciclos. Isso é particularmente vantajoso para indústrias que lidam com muitos materiais diferentes ou que precisam fazer alterações frequentes, como fabricantes de alimentos.

Continue lendo o White Paper abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como podemos te ajudar?